quarta-feira, 28 de maio de 2008

100% Aproveitavel


SAIBA COMO UTILIZAR TODAS AS PARTES DE UM ALIMENTO E FAZER PRATOS DELICIOSOS!


Todos os dias, em sua casa, algum alimento é cozido, não é mesmo? E, com certeza você tira a casca e joga no lixo, não é? Pois saiba que essas atitudes comuns no seu dia-a-dia podem ser mudadas. como Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive talos e cascas de frutas, legumes e verduras.

Essas partes são ricas em fibras e, sabendo utiliza-las, com certeza você irá fazer bons e variados pratos, além de economizar bastante no orçamento.

Ah! Mas não confunda aproveitamento total com reaproveitamento, viu? No reaproveitamento, você ultiliza as sobras - por exemplo, os famosos bolinhos de arroz, que são feitos com arroz que sobrou no dia anterior. No caso do aproveitamento total, como bem diz o nome, voc\~e vai produzir pratos a partir do que você iria jogar no lixo.


DICAS DE APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS


As cascas de frutas podem ser ultilizadas para fazer sucos, bata no liquidificador com água e coe: fica uma delicia!


Pegue as cascas do chuchu, corte em pedaços e coloque em uma calda de açucar rala com folhas de figo: você acaba de fazer um saboroso doce em calda!


Faça um chá com cascas de maça: deixe as cascas no sol para secar e ferva em água por 4 minutos. Atenção: você pode guardar as cascas em um pote e utilizar quando quiser;


Para um bom tira-gosto, pegue as cascas de batatas e corte em tiras finas. Frite em óleo quente e tempere com sal;


Os talos e folhas podem ser refogados em alho e óleo e servidos como qualquer verdura;


Ao cozinhar alimentos como cenoura, batata ou chuchu já descascados e cortados, não jogue fora a água do cozimento. Aproveite-a para fazer sopas,molhos,arroz, e caldos;


Prepare com as folhas de couve-flor uma saborosa sopa;


As folhas de uva podem ser enroladas com carne moída e servidas com molho de tomate;


Utilize as folhas de figo para preparar chés licores ou xaropes;


Com a rama da cenoura, experimente preparar bolinhos, sopas, refogados, e enriquecer tortas e suflês.


CUIDADO NO APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS


As frutas e os legumes devem ser muito bem lavados - se preferir, você pode ultilizar uma escovinha;

Lave as folhas, uma a uma, em água corrente;


As hortaliças devem ser cozidas com casca para não perderem os nutrientes;


Para evitar a contaminação dos alimentos depois de lavados, coloque-os em uma vasilha (menos de alumínio) com água e vinagre ou cloro por 30 minutos.


FIQUE LIGADO!


Você sabia que existem previsões de que, em 2050, a terra terá mais de 4 bilhões de

pessoas, chegando a atingir 10 bilhões de seres humanos? Nesse ritimo, teremos que duplicar a quantidade de alimentos disponíveis. Sendo assim, o aproveitamento poderá ser a saída para contornar o problema. Pensando nisso, o SESI-SP vem realizando o programa alimente-se Bem com R$ 1, promovendo aulas gratuitas sobre aproveitamento dos alimentos. O projeto em breve deverá atingir todo o País. Se interessou? Mais informações estão disponíveis no site http://www.sesisp.org.br/


fonte revista Malu ano 05 n 48


Em um mundo onde milhares de pessoas não tem o que comer é bom começar a se preucupar em não se jogar nada fora,evitar desperdicios.





Nenhum comentário: