segunda-feira, 12 de maio de 2008

Depressão pós parto ou purperal


Estranho comenta uma mãe acabou de nascer meu filho ,lindo, saudavel,eu deveria estar pulando de alegria mais estou triste,deprimida,o que está havendo comigo?.

Essa pergunta é feita por várias mamães,pode até ser feita por você.Não se preucupe você não está só mamãe,existe muitas mamães que também sofrem com esse tipo de problema.Mais o que leva uma mãe sofrer depressão pós parto?.


Cada caso é um caso. -Problemas que possam ter surgido na gravidez ,a gravidez para algumas mulheres não é nada facil surgem vários problemas de saúde,a mulher fica muito sensivel se

mulher passou problemas conjugais durante a gravidez está propensa a uma depressão pós parto,também quem tem problemas depressivos de familia ou sofreu algum trauma na infância tipo abuso sexual,perdeu um ente querido(obs: foi o meu caso),a gravidez não foi planejada, mulheres que ja sofreram bulimia anorexia nervosa,medo de não ser uma boa mãe,achar que está incomodando aqueles que está lhe ajudando, algumas mamães olham seus filhos tão indefesos e se perguntam nesse mundo tão ruim,tão cruel o que se reserva ao meu filho(a) querido?Isso pode provocaar uma forte tristeza , o trauma do proprio trabalho de parto para algumas o trabalho de parto não foi facil,tem muito mais causas...


Como superar?

O primeiro passo é reconhecer que a depressão não é culpa sua ,é uma doença e como tal requer cuidado e tratamento você não está triste por ter tido seu filho ,você apenas não está sabendo ainda como lidar com suas emoçoes.


Segundo a primeira ajuda vem da família nessa fase o apoio daqueles que você ama é muito importante, mãe ,conjuge pai ,todos familiarem que puderem te dar uma força uma dose de carinho pois nessa época a nova mamãe precisa de muito carinho,as vezes tudo que precisamos é que alguém que amamos nos escute com atenção ,um ombro para chorarmos desabafarmos as vezes só o apoio da familia resolve.


Terceiro ,quando a mamãe precisa mais do que a ajuda da família?Procure a ajuda profissioanl não exite,precisa de uma psicoterapia,antidepressivos,as vezes esses antidepressivos surgem resultados após poucas semanas de uso,(obs: nunca tome médicamento sem orientação médica).

Se você que é futura mamãe tem tendências depressiva,faça desde a gravidez uma terapia preventiva para ,não sofrer depressão pós parto,se você ja foi mãe ja passou por isso é uma forte candidata a passar por isso de novo,então faça também uma terapia preventiva.


Agora aqui está meu conselho mamãe ter um filho é lindo olhe para se filho esse bebezinho lindo que está esperando todo seu amor,carinho ,sorria por esta vida que foi gerada dentro de você,sinta-se em paz ignore algumas pessoas que não te fazem bem se afaste delas ,se aproxime daquelas que querem te apoiar ,que te colocam para cima nunca para baixo,faça planos para seu bebê, quando tiver amamentando veja que coisa maravilhosa é ver esse contato de pele entre você e seu bebê,coloque ele em cima de você para você senti-lo e ele também te sentir.Olhe o nascer e o pôr do sol como é maravilhoso sinta o vento o ar que você respira.Seja feliz mamãe você agora ganhou o melhor presente que você poderia ganhar você é mãe.
foto eu e meu bebe assim que ele nasceu,favor não reproduzir imagem.
Minha comunidade no orkut PICORRUCHO ,para falar-mos sobre crianças de 0a 5 anos participem.

Nenhum comentário: