quinta-feira, 5 de junho de 2008

COMO LIDAR COM AS NAUSEAS NA GRAVIDEZ

As nauseas são transtornos que correm no primeiro trimestre da gestação. Mas, felizmente passam logo. Saiba como lidar com esse desconforto e ter uma gravidez normal.

Grande parte das mulheres sofrem os sintomas. Eles podem aprecer em qualquer lugar em qualquer horário, mas são mais frequentes na parte da manhã.

Geralmente começam após o primeiro mês de gravidez e terminam entre 14º e 16º semana. è raro a gestante apresentar nauseas até o final da gravidez.

As Causas

Não existem causas específicas para o surgimento. No entanto, existem algumas teorias que estão ligadas à elevação rápida dos níveis dos hormônios durante as etapas da gestação. Isso poderia ativar uma região especifica do cérebro que controla as náuseas e vômitos. Mas estudos científicos demonstram que a dieta ricas em gorduras tem contribuído para desenvolver náuseas e vômitos durante a gravidez.

Como evitar os sintômas

Desde o início da gravidez a gestante deve fazer uma alimentação mais saudável e balanceada. O consumo de líquidos, como água, chá, sucos, e sopas, deve ser aumentado. Alimente-se mais com verduras, legumes e frutas. O ideal é fazer várias dietas refeições durante o dia, em pequenas quantidades, evitando ficar longos períodos com estomago vazio. Além disso, a dieta deve conter alimentos ocm maior teor de proteínas e carboidratos complexo, como leite, queijo e nozes. Evitar locais com odores fortes, assim como o consumo de alimentos gordurosos, bebida alcoólica, café e temperos fortes, além de cigarros. Aproveitar o máximo de tempo para descansar e dormir.

As terapias Alternativas

Existem algumas técnicas alternativas que podem aliviar as naúseas durante a gravidez. Os cientistas descobriram que o uso da acumpuntura, acupressura e acuestimulação podem ter efeitos notáveis sobre as náuseas da gestação.

Esses tratamentos correspondem ao uso de pressão ou estimulação elétrica no ponto de acumpuntura específicos chamado Neiguan, localizado acima do punho na parte medial do antebraço. Muitas mulheres tem conseguido bons resultados. Se você deseja ultilizar uma dessas técnicas, converse antes com seu médico sobre o assunto.

fonte: Consultoria, doutor José Alexandre Portinho, ginecologista à revista bebê.

Dicas importantes

* Não levante de uma vez da cama. Fique sentada e vá levantando aos poucos para não enjoar.

* Coma alguns biscoitos de água antes de levantar, para prevenir o trasntorno.

* Evite ficar em casa na hora da limpeza, pois os odores podem enjoar.

* Escolha produtos de higiene sem cheiro e evite perfume e colônias nesta fase.

* Frutas cítricas como laranja e folhas hortelã podem ajudar.

fonte revista bebê.

Nenhum comentário: