sexta-feira, 6 de junho de 2008

MAIS DINHEIRO


CONSUMIDORA RACIONAL


GASTE, SIM, mas gaste bem! O segredo é ficar atenta a estas duas emoçoes que fazem de qualquer mulher um má compradora.

CULPA Você não pode ir ao aniversário de uma amiga e, para compensar, compra um presente caro, esperando que ela perdoe quando abrir a embalagem, com alguns dias de atraso. PORQUE VOCÊ CAI NESSA "Quando ficamos com dívida com alguém, nos sentimos culpadas e tentamos aliviar o problema com dinheiro", diz o psicologo especializado em consumo James Goudie. TÁTICA DE CONTROLE Ligue ou mande um cartão virtual na data correta. Sua amiga vai perceber que pensou nela, e você não se sentirá tão tentada a suprir falta do mimo gastanto o que não tem.


PREGUIÇA Você compra o almoço na lanchonete da esquina porque...Bem, porque é onde você sempre comprou.PORQUE VOCÊ CAI NESSA "para não tomar mais decisões no dia-a-dia, tendemos a manter nossa rotina de gastos", explica Goudie. TÁTICA DE CONTROLE Por uma semana, faça uma lista das despesas automáticas. Você vai se surpreender com a possibilidade de encontrar opções mais baratas.


PLANO DE EMERGÊNCIA


Antes de assinar o contrato do plano de saúde, atente para as orientações da advogada especializada em direito da sáude Renata Vilhena Silva.


* A rede credenciada deve incluir hospitais com centro de oncologia e UTI bem equipada.


* Mesmos planos regionais devem possibilitar atendimento em outras localidades.


* No procon, confira as reclamaçoes no nome da operadora. Vai ajudá-la a medir a qualidade do serviço.


SINDROME DO "NÃO QUERO NEM VER"


VOCÊ EVITA ENTRAR NO site do banco só para não ver o extrato? Anda com a carteira vazia? É uma escritora compulsiva de cheques? Pois saiba que ignorar o rombo na conta corrente pode criar um transtorno ainda maior. "Se não consegue checar o saldo tanto quanto deveria, pelo menos o faça antes de ir ao Shopping", sugere o especiliasta em finanças Alvin Hall.


FONTE REVISTA NOVA


Meu avô não era especialista formado em finanças mais a respeito disso ele dizia para não se colocar o chapéu onde a mão não alcança e também, nunca gastar tudo que ganha, reservar em uma poupança pelo menos a metade mesmo que seja pouco, no futuro você pode precisar.

Naldimar.


Nenhum comentário: